Geopark Uberaba- Terra de Gigantes
O Geopark Uberaba– Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local. No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos de nossa região, representado notadamente pelos Dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais, apoiamos na relevância do gado Zebu que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira. O reconhecimento como um Geopark potencializará uma maior valorização e promoção destes patrimônios. A Global Geoparks Network  –…

Pedido para Geopark de Peirópolis integ._

Durante visita ao Geopark Terra dos Gigantes, ontem, o titular da pasta do Turismo garantiu que levará o pleito à Unesco


O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), visitou na manhã de ontem o projeto do Geopark, em Peirópolis. Durante a passagem por Uberaba, ele prometeu que fará gestões junto à Unesco para que a unidade instalada no bairro rural tenha reconhecimento internacional. 

A Unesco é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura, com sede em Paris. O pedido foi apresentado ao ministro pelo reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Fernando dos Santos Anjo. A UFTM é a gestora do Geopark “Terra de Gigantes”, que integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.
“Ainda este ano estarei em Paris e me comprometo a fazer gestões junto à Unesco para que o Geopark de Uberaba seja reconhecido internacionalmente. Com certeza, esse reconhecimento fará com que o número de turistas internacionais cresça e haja maior intercâmbio com outros organismos espalhados pelo mundo”, destacou Marcelo Álvaro. Ainda durante a visita ao Geopark, em Peirópolis, o ministro prometeu que Uberaba seria integrada na segunda fase do projeto do governo federal conhecido como “Investe Turismo”.
O principal objetivo do programa “Investe Turismo”, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O investimento inicial será de R$200 milhões. 
O prefeito Paulo Piau (MDB) não acompanhou a agenda do ministro em Peirópolis. O Executivo esteve representado pelos secretários de Governo, Luiz Dutra, e Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes. Gomes destacou que as medidas apresentadas por Marcelo Álvaro podem alavancar as ações de turismo no município.
Álvaro Antônio diz que candidatura do PSL à Prefeitura seguirá decisão local. Durante visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a política partidária e as eleições municipais do próximo ano também fizeram parte da agenda. Ele esteve em visita à Câmara Municipal de Uberaba (CMU), onde manteve contatos com lideranças partidárias.
Antes, durante passagem pelo bairro rural de Peirópolis, o ministro respondeu a perguntas sobre as eleições municipais do próximo ano. Sobre a possibilidade de o PSL, seu partido, encabeçar uma chapa majoritária em Uberaba, ele deixou a cargo da direção local a decisão.
Quanto a uma eventual candidatura do deputado estadual Heli Andrade (PSL) à Prefeitura de Uberaba, mais uma vez Álvaro Antônio desconversou e deixou por conta do PSL de Uberaba e do próprio parlamentar a decisão. “Cabe a ele [Heli Andrade] a decisão. É uma pessoa preparada e com total condição de disputar a eleição. Mas, essa decisão só cabe ao deputado, se ele se dispuser a disputar, o PSL terá candidato”, ressaltou. Heli Andrade emendou ao final da fala do ministro. “Também podemos buscar outro nome no partido para a disputa”, frisou.
Álvaro Antônio reconheceu que o fato de o presidente da República, Jair Bolsonaro, ser do PSL, como o único deputado estadual com domicílio eleitoral em Uberaba também ser do partido, credencia a legenda a tentar encabeçar uma chapa. “É um processo natural”, destacou.
 11/08/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima Última atualização: 11/08/2019 - 17:44:08.