Geopark Uberaba- Terra de Gigantes
O Geopark Uberaba– Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local. No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos de nossa região, representado notadamente pelos Dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais, apoiamos na relevância do gado Zebu que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira. O reconhecimento como um Geopark potencializará uma maior valorização e promoção destes patrimônios. A Global Geoparks Network  –…

GEOPARKUBERABA



Geopark é o nome criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), para conservar e aumentar o valor de uma área com rico patrimônio geológico. Somado à importância histórica, cultural, paisagística, paleontológica e científica, um Geopark traz à população local, desenvolvimento econômico por meio do turismo sustentável.


O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes envolve toda a extensão do município. Integra espaços chamados de sítios e geossítios que dispersos pela cidade, retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultura local.

Idealizado em três pilares – Dinossauros, Gado Zebu e Chico Xavier, fortalecemos nossa identidade territorial, ganhamos destaque no cenário mundial e confirmamos que Uberaba é Terra de Gigantes.

O patrimônio geológico de Uberaba tem destaque com os especiais achados paleontológicos de nossa região. E por isso, no primeiro pilar somos representados pelos

Dinossauros reconhecidos mundialmente, que abrem as portas para o turismo ecológico e de aventura.

Nos sítios históricos e culturais, apoiamos o segundo pilar na relevância do gado Zebu, que chegando à nossa cidade, desenvolveu parte da economia e de nossa cultura. O Zebu, marca da potência de Uberaba no agronegócio do mundo, simboliza o turismo de eventos, cultural e de negócios.

No terceiro pilar temos a força, a diversidade e a significância da religiosidade na cidade. Suntuosas igrejas, festas afro- brasileiras e a força do espiritismo convivem em harmonia. Representados pelo ícone Chico Xavier, grande médium reconhecido no Brasil e mundo, a vertente do turismo religioso ganha a magnitude merecida.

Mesmo com nossos grandiosos representantes, nosso Geopark vai além, envolve nossa história, as nossas festas, as manifestações religiosas e culturais, mas principalmente diz respeito ao comprometimento de nossa gente.